terça-feira, 18 de setembro de 2012

Centro de Arte Japuaçu - 40 anos!

http://g1.globo.com/ma/maranhao/noticia/2012/09/centro-de-artes-japiacu-comemora-40-anos-revelando-talentos-em-sao-luis.html
O Centro de Artes Japiaçu comemora 40 anos revelando talentos em São Luís. Em cursos de pintura, escultura, xilogravura, por exemplo, pessoas da comunidade se descobrem artistas e ainda garantem uma fonte de renda extra.
Mãos que moldam, que pintam. Mãos que produzem arte, dessas de encher os olhos. É assim no Centro de Artes Japiaçu, que acaba de completar 40 anos. Binho da Chinca, como ficou conhecido o artista plástico e artesão, era adolescente quando começou a frequentar o Centro, onde aprendeu muito com artistas famosos da época. “Foi realmente bom porque a gente entende os objetivos de ser um artista plástico, então o contato com o Centro de Arte, a experiência do Centro de Arte, a experiência com outros artistas que eu vim a conhecer através dele, me consolidaram realmente nas artes plásticas. Fizeram acentuar mesmo o meu interesse e com que eu buscasse mais conhecimento”, conta ele.
Hoje, aos anos 40 de idade, ele mostra talento também na escultura. Uma foto antiga é o suficiente para inspirar a produção. “O conhecimento em anatomia, pois eu já fui professor de anatomia em artes, me permite fazer esses cálculos da proporção a partir da fotografia. Então, você tem que ter noção da volumetria, um conhecimento de luz e sombra, um conhecimento de textura e dominar também o material para você ter mais controle e conseguir um resultado mais propício”, explica Binho.
Para Beth Ewerton, a coordenadora do Centro, esses 40 anos têm sido marcados pelas descobertas da arte por parte de centenas, talvez milhares de pessoas que, além disso, descobriram também uma forma de ganhar uma renda extra. “Nós trabalhamos muito com o objetivo de geração de emprego e renda, pegar aquela pessoa que tem vontade de ganhar um dinheiro extra, ou mesmo por necessidade para ter uma renda familiar, a gente ensina uma profissão, capacita ele em algum tipo de artesanato e ele sai daqui produzindo”, afirma ela.

segunda-feira, 23 de abril de 2012

PROGRAMAÇÃO DE CURSOS - mês de MAIO


Inscrições abertas para cursos de artes no Centro de Arte Japiaçu

O Centro de Arte Japiaçu (Caj) promove ações de formação na área de artes durante todo o mês de maio. Os interessados podem efetuar a inscrição na sede do órgão, localizado na Travessa do Dirceu, nº 35, no Diamante. As oficinas e cursos acontecem sempre no horário das 14h às 17h.

Entre os dias 07e 14 de maio acontece a Oficina de Pintura em Mural, com o artista plástico Binho Dushink. Os treinamentos gratuitos são direcionados a jovens com mais de 16 anos de idade e prevê a utilização de técnicas de grafitagem diversificada, apresentando uma das maiores expressões artísticas e intervenção urbana da contemporaneidade.

Já nos dia 08 e 09 de maio, é a vez da Oficina de Capitonê, com a artesã Branca Bastos, que traz novidades em peças de tapeçaria feitas com botões costurados de forma profunda e regular, formando desenhos geométricos. É comum encontrarmos, esta arte em estofados de sofás, cadeiras, cabeceiras de cama e divãs. A taxa de inscrição é de vinte reais.

As atividades seguem com o Workshop “A História da Arte no Cinema”, ministrado pela arte educadora, Francisca Costa, no dias 15 e 16 de maio. Esta atividade gratuita traz conhecimentos sistemáticos a cerca dos primórdios da História Cinema no Brasil e no mundo, bem como as novas discussões sobre a sétima arte.

E para fechar o calendário de oficinas e cursos, nos dias 29 e 30 acontece a Oficina de Estamparia em Tecido, com Francisca Costa, oferecendo técnicas de produção artesanal de estampas e customização de tecidos diversos, sendo uma opção de fonte de renda para quem trabalha com artes manuais. A taxa de inscrição é de vinte reais.

Mais informações pelo telefone: 8876-0204 ou pelo Blog do Caj: www.japiacu.blogspot.com.

40 anos de fundação – Neste ano, o Caj comemora 40 anos de fundação, e para celebrar e confraternizar com professores e alunos realiza, até o mês de agosto, o projeto “40 anos de arte em 400 anos de história”, oferecendo à população uma vasta programação de cursos, palestras e oficinas direcionadas para o universo da arte.

Confira o calendário de cursos para maio:

- 07,09 e 14/05- Oficina de Pintura Mural- Grafite, com Binho Dushink;

- 08 e 09/05 – Oficina de Capitonê/ com Branca Bastos;

- 15 e 16/05 – Workshop A História da Arte no Cinema com Francisca Costa;
- 29 e 30/05- Oficina de Estamparia em Tecido, com Francisca Costa

sexta-feira, 16 de março de 2012

Centro de Arte Japiaçu oferece curso de Customização de Jeans e Objetos de Decoração

O Centro de Artes Japiaçu (Caj) abre inscrições para o curso de Customização de Jeans e Objetos de Decoração.

Os treinamentos começam no início de abril e será ministrado pelo artista plástico e designer João Ewerton. Os interessados podem confirmar a participação na sede do órgão, localizado na Travessa do Dirceu, nº 35, no Diamante, a partir das 14 horas.

O curso é gratuito e destinado a adultos e jovens com idade a partir dos 15 anos. Funcionará sempre as terças, quartas e quintas, das 14h às 16h, totalizando uma carga horária de 48 horas/aula.
Os participantes aprenderão técnicas de criação da moda “feita a mão”, tanto de vestuário quanto de objetos de decoração, com técnicas cruzadas e alto valor agregado. Além disso, o curso também oferece mecanismos técnicos para concepção, gerenciamento e desenvolvimento dos próprios empreendimentos.

“A ideia é trabalhar a referência estética local aliada à criatividade individual. O resultado será a criação de um produto com personalidade, originalidade e qualidade. Além da possibilidade de ganhos financeiros a partir da montagem de células de produção”, explica João Ewerton.
Serão trabalhados quatro micro-módulos: 
1) Customização de jeans e objetos de decoração; 
2) Desenho de estamparia;
3) Técnicas básicas de serigrafia; 
4) Formatação de produtos para o mercado e criação de células de produção.

 “A expectativa é que, depois de avaliados, os alunos se organizem em células produtoras, norteados pela afinidade de criação dos produtos propostos por eles durante as oficinas”, afirma o artista.
O curso integra o cronograma de atividades previsto no Projeto “40 anos de arte em 400 anos de história”, que celebra em 2012 o aniversário de 40 anos do órgão. O projeto foi lançado no ano passado e traz uma vasta programação que se estenderá até agosto, com a realização de projetos de capacitação profissional, oficinas artísticas, palestras e rodas de conversas.
“O projeto culminará em agosto, mês de fundação do Caj, e até lá, programamos um cronograma de atividades com nossos instrutores e artesãos, além de convidados, como é o caso do João Ewerton. É uma grande confraternização que resulta em uma troca muito boa de experiências e aprendizado”, afirma a diretora do Caj, Beth Ewerton.
  
 Esta matéria está disponível no Blog da Func. Acesse: www.funcsl.wordpress.com

...................................................................................
Olivia Vidigal
Assessoria de Comunicação/ FUNC


Francisca Costa