Instrutores

BINHO DUSHINKA
Começou a estudar artes plásticas aos 12 anos no Centro de artes Japiaçu, em São Luís do Maranhão sob a orientação do artista plástico Ambrósio Amorim. Dois anos depois, já interessado pelo desenho do corpo humano, começou a freqüentar o IML e o Prédio de morfologia da UFMA buscando aprender anatomia, elemento que ele achava fundamental para a realização de seus futuros trabalhos. A aplicação deste conhecimento de anatomia em artes foi realizada de forma autodidata, uma busca de conhecimentos que perdura até os dias de hoje.
Depois de participar de alguns cursos que lhe somariam conhecimento em artes (História da arte, Xilogravura, Escultura, restauração etc.), em 2003 estudou gravura em metal com a artista Tereza Miranda, entre este e outros cursos que freqüentou, estudou por conta própria outras técnicas de Desenho e Pintura, Escultura em madeira, Pedra, Resinas, Gesso etc.
Foi integrante de importantes grupos de literatura, entre eles: Diversos amigos Poesia & Cia., Grupo Curare e Grupo Carranca.
Ministrou, de 1992 a 2007, no Centro de Criatividade Odylo Costa, filho, cursos de Desenho e Pintura, Modelagem em argila e ainda o curso de Anatomia em artes.

DELZA MARIA RODRIGUES
Autodidata, Delza começou a trabalhar o barro ainda na infância, no povoado de Periá, proximO de Humberto de Campos. Entrou no corpo docente do CAJ indicada por Maria José, ou “Maria do Pote”, sua mãe, que lhe ensinou o ofício e, já havia ministrado um curso de utensílios de barro no ano de 1994, quando recebeu o convite para o cargo e repassou para a filha.
A artesã recebeu grande incentivo da, então dirigente, Diane Mota (que passou 13 anos à frente do CAJ).
Iniciou seu ofício confeccionando utensílios como potes, tigelas e panelas, mas foi através de seu trabalho no CAJ e no contato com outros artistas que começou a aperfeiçoar sua técnica de modelagem, evocando temas e personagens da cultura popular maranhense. Já ministrou cursos em diversas instituições representando o CAJ e pelo Laborarte, no Dijoma, nos municípios de Fortuna, Balsas e Miranda do Norte.

JACKES ROSEAN
Graduado pelo curso de Educação Artística da Universidade Federal do Maranhão com habilitação em Desenho. Exerce a função de instrutor de desenho pelo CAJ desde o ano de 2010. Possui trabalhos que envolvem temas diversificados como o anime e anatomia do corpo humano, usando a técnica do grafitte, meio que elegeu para exercitar a auto expressão e aperfeiçoamento dos traços.



MARIA DA CONCEIÇÃO GOMES BASTOS SILVEIRA - BRANCA
Começou a trabalhar com PET há quatro anos quando fez o curso pelo CAJ com a professora Maria de Fátima, depois foi se aperfeiçoando com cursos oferecidos pela Mil Artes e pelo Cantinho Doce.