terça-feira, 15 de março de 2011

Exposição Japiaçu






CENTRO DE ARTES JAPIAÇU REÚNE ARTISTAS PLÁSTICOS EM EXPOSIÇÃO
A 1ª Mostra Japiaçu será aberta nesta quinta, 17, às 19h, na Oficina Escola.

A Fundação Municipal de Cultura (Func), por meio do Centro de Artes Japiaçu (CAJ), abre nesta quinta-feira, 17, a 1ª Mostra Japiaçu, onde reúne trabalhos de artesãos, artistas convidados e professores da instituição. O coquetel de abertura acontecerá às 19h, na Oficina Escola e terá a participação do Bloco Tradicional Vinagreira Show.

A coletiva traz obras inéditas e do acervo do CAJ. São telas, peças em cerâmica, papel machê e pet. “O objetivo é apresentar ao público as obras dos antigos e atuais professores e diretores do órgão. No ano em que comemoramos 40 anos de história, faremos um resgate da memória do órgão através das pessoas que fizeram parte dela”, explica a diretora do Centro de Artes, Beth Ewerton.

Esta primeira edição do evento tem como patrono o artista plástico Ambrósio Amorim, que durante muitos anos ministrou aulas de pintura no local. Segundo Beth, “a idéia é fazer várias prévias da comemoração dos 40 anos de fundação do CAJ, e assim convidar e homenagear muitos outros artistas, artesãos e professores que contribuíram para o fortalecimento do Centro e das artistas plásticas em São Luís”, afirma.

Entre os expositores estão os artistas plásticos e atuais professores do CAJ, Binho Dushinka, Jackes Rosean, Delza Maria Rodrigues, Uiram Carvalho Oliveira, Branca Bastos, Marcos Ferreira, Adnomar Moreira

Foram convidados ainda os ex-diretores, João Ewerton e Ana Borges, e os ex-professores: Fernando Almeida, Péricles Rocha, Edmar Santos e Diana Santa Brígida.

A exposição permanecerá aberta à visitação pública até o dia 31 de março, de segunda à sexta, das 8h às 19h.

O CAJ - é um centro de capacitação e apoio em diversas linguagens artísticas e vem oferecendo à comunidade, cursos voltados para a geração de renda através do desenvolvimento de produtos artísticos, utilitários e artesanais.

Homenageado - Nascido em Codó em 1922, Ambrósio Amorim foi contemporâneo de Antônio Almeida e também um dos integrantes da Movelaria Guanabara, importante ponto de encontro de intelectuais da década de 40. Teve seus trabalhos expostos pela primeira vez em 1946. Já em 1947 participou do 2º Salão Artur Marinho, sendo o segundo colocado na premiação. Para aperfeiçoar seus estudos nas artes plásticas, viajou para o Rio de Janeiro onde residiu por vários anos e estudou na Escola Nacional de Belas Artes.
De volta São Luís, deu continuidade ao seu trabalho tendo como referência a paisagem urbana da capital e dando destaque a personagens da periferia da cidade. Dentre suas criações, destaca-se a logomarca do maranhensíssimo Guaraná Jesus. Ambrósio faleceu em 2003, aos 81 anos.

...................................................................................
Olivia Vidigal
Assessoria de Comunicação/ FUNC
(98) 3212-8296/ 8807-3258 (oi)/ 8844-1188(tim)
www.saoluis.ma.gov.br/func
www.funcsl.wordpress.com
www.twitter.com/funcsl
www.casadoblocotradicional.blogspot.com
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário