quinta-feira, 29 de setembro de 2011

OFICINA DE MARIONETES



CENTRO DE ARTE JAPIAÇU ABRE INSCRIÇÕES PARA OFICINA DE MARIONETES
Já estão abertas as inscrições para a Oficina de Marionetes, que será ministrada pela artista plástica Marlene Barros, nos dias 11 e 13 de outubro. Os interessados podem inscrever-se na sede do Centro de Artes Japiaçu (CAJ), localizada na Travessa do Dirceu, 35 – Diamante, segunda-feira, das 8h às 18h. A inscrição é gratuita.
A marionete é um objeto animado movido por meio de cordões, manipulados por pessoa que se oculta atrás de uma tela, em um palco em miniatura. Constitui-se numa forma de entretenimento para adultos e crianças. O curso tem como objetivo ensinar a confecção dos mesmos a partir de técnicas em papel machê, com ênfase nos princípios mecânicos e estruturais que permitem a movimentação do objeto.
“A marionete é um dos brinquedos mais antigos, muito fabricado durante a idade média, e que ainda hoje integram o mundo de fantasias das crianças ao ganharem vida própria”, destaca a coordenadora do CAJ, Beth Ewerton.
O evento faz parte da programação do Projeto “40 anos de arte em 400 anos de história”, que celebra em 2012 o aniversário de 40 anos do CAJ. O projeto prevê uma vasta programação que se estenderá até agosto do próximo ano, com a realização de projetos de capacitação profissional, oficinas artísticas, palestras e rodas de conversas.
  

...................................................................................
Olivia Vidigal
Assessoria de Comunicação/ FUNC
(98) 3212-8296/ 8807-3258 (oi)/ 8844-1188(vivo)

Francisca Costa

domingo, 4 de setembro de 2011

Oficina de Fôrmas de Gesso e Silicone


 Na oficina o professor Marcos demonstrou várias técnicas utilizadas para a confecção de fôrmas, fez uso de diferentes materiais para as seguintes demosntrações:
  • Técnica de redução de escala tridimensional com alginato;
  • Molde com atadura gessada;
  • Fôrmas de miniaturas em silicone;
  • Fôrmas inteiras de objetos em silicone;
  • Formas diferenciadas de tirar fôrmas em gesso.
O tempo foi corrido, mas conseguimos transmitir as noções básicas destas técnicas. Em uma avaliação geral 80% dos participantes sentem-se seguros para aplicar a técnica, 100% considerou a metodologia e domínio da técnica eficaz. Só temos que comemorar!















Francisca Costa